Image Map

sábado, 5 de outubro de 2013

A Casa da Noite Eterna (1973)


Inspirado no romance "Hell House" de Richard Matheson, que também escreveu a adaptação para o cinema, The Legend of Hell House (A Casa da Noite Eterna, no Brasil) se tornou um dos filmes definitivos sobre casas assombradas. Diria que é o filme de "hell house" que chegou mais perto de me assustar! No início já me chamou atenção quando a introdução adverte: "Embora a história desse filme seja fictícia, os eventos apresentados e relacionados com fenômenos psíquicos entram somente no campo do possível, se bem que poderiam ser verdade."

Quatro pessoas com crenças diferentes vão investigar uma casa potencialmente assombrada e que já foi alvo de experimentos anos antes, deixando 8 mortos e somente um sobrevivente, Sr. Fischer. Ben Fischer retorna a casa, dessa vez na companhia do psiquiatra Dr. Barret (Clive Revill) e da médium Florence Tanner (Pamela Franklin). A proposta da investigação é tentar provar ou desmentir a vida após a morte. Tudo se torna mais intrigante quando o "anfitrião" explica que a casa que pertencera à família Belasco já foi cenário para todo tipo de vícios e perversões: o uso de droga, alcolismo, sadismo, bestialidade, mutilação, homicídio, vampirismo, necrofilia, canibalismo, sem mencionar uma variedade de atos sexuais.


Uma força malígna submete cada um deles a encará-la de formas variadas. Um dos momentos mais legais é quando a senhora Barrett está deitada na cama e vê a sombra de duas esculturas se beijando de forma sensual e desperta a libído da moça que sai pela casa possuída pelo ritmo ragatanga (como definiu uma amiga, rs). Foi a primeira vez que percebi tamanho apelo erótico num filme desse gênero.



Os anos 70 marcaram uma grande década para os filmes de terror, ainda que até então, os filmes se baseassem mais no suspense e no lado psicológico da coisa. "The Legend of Hell House" foi lançado no mesmo ano em que O Exorcista popularizou o subgênero "splatter", mais sangrento e apostando nos efeitos especiais.

A forma como é conduzido e a boa interpretação dos personagens convencem sobre os eventos de "A Casa da Noite Eterna", cada hóspede tenta explicar o fenômeno à sua maneira, seja através do ponto de vista mediúnico ou científico. Os efeitos especiais utilizados são ótimos considerando a época e o suspense sustenta a trama até o desfecho final.
Não acho exagero afirmar que Pamela Franklin, que interpreta a médium Florence Tenner, contribuiu muito para diversos filmes de suspense, estreiou nas telas ainda criança no filme "Os Inocentes" estrelado por Deborah Kerr, contracenou com Bette Davis em "Nas Garras do Ódio" e com Marlon Brando em "A Noite do Dia Seguinte".


"- Então essa é outra casa supostamente mal assombrada?

- Eu diria que essa é o Monte Everest das casas assombradas."


O calendário nos informando sobre o horário e passar dos dias me lembrou a técnica utilizada em Atividade Paranormal, que inclusive explora alguns efeitos apresentados antes em "Hell House". Acredito que seja só mais uma referência, de tantos filmes que remetem a esse conto.


Torrent: http://kickass.to/the-legend-of-hell-house-dvdrip-by-kookoo-h33t-t477273.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário