Image Map

terça-feira, 28 de abril de 2015

Dois velhos rabugentos (1993)




Jack Lemmon sem Walter Matthau poderia ser um trecho da canção daquela canção que começa com avião sem asa, fogueira sem brasa... Lemmon e Matthau formaram uma das grandes parcerias cômicas em Hollywood, estrelando dez filmes juntos. O primeiro deles foi Uma loura por um milhão, dirigido por ninguém mais ninguém menos que Billy Wilder. Depois veio o clássico dos clássicos Um estranho casal e o resto é história. 

Que tal uma dose desses dois no feriado? Coroada com toques de Ann-Margret? Estamos falando de Dois velhos rabugentos, o sexto filme da dupla. 

Dois velhos rabugentos (Grumpy Old Men) é uma daquelas comédias pastelão dos anos 90 que tanto amamos. John Gustafson (Jack Lemmon) e Max Goldman (Walter Matthau) são amigos e inimigos de uma vida. Moram na cidade de Wabasha, em Minnesota, um lugar nos EUA conhecido por seus inúmeros rios. E pelo frio. Muito frio. 

A chegada de uma nova vizinha, Ariel (Ann-Margret) acaba mudando a vida desses dois senhores solitários. A rivalidade entre eles chegará a níveis estratosféricos quando ambos se apaixonarem por ela. E aí as confusões começam.

As duas personagens são muito bem trabalhadas e isso, para mim, é um dos pontos altos do filme. John é sensível, gosta de gatos e toca piano; Max é bagunceiro, relaxado e preguiçoso. Acredito que essas características se ajustem aos trejeitos de cada ator, principalmente se pensarmos naquele jeito charmosinho, estilo batata na boca, como Walter Matthau se expressa. 

Além disso, há as velhas e boas tiradas entre as duas personagens principais. Se você quer aprender a blasfemar em inglês, Grumpy old men é o filme! Temos um repertório todo especial de xingamentos como moron e sucker. A fórmula entre os atores, ou seja, essa relação de amor e ódio nunca muda e é incrível como ela é sempre eficaz. Aqui ela rende diálogos muito engraçados como este aqui:








É claro que não poderíamos deixar de comentar sobre Burguess Meredith, que está simplesmente sensacional no papel do pai de John. O cara é o rei da comédia e mostra aos 85 anos que está muito melhor que nós com 20 e tantos. Ele sempre tem uma piada espirituosa para o momento certo: "Se eu tivesse a sua idade [para o filho], estaria transando com todas as mulheres de Wabasha". 


Esse cara manja dos paranauês.



Curiosidades:

  • Depois de terem gravado no friozão de Minnesota, Walter foi hospitalizado com dupla pneumonia;
  • Dean Martin e Jerry Lewis foram cogitados para os papeis principais, no entanto Martin estava com a saúde frágil e teve de declinar. Ele faleceu logo após a continuação do filme, Dois velhos mais rabugentos, ter estreado no cinema;
  • O filme tem uma sequência e conta com a participação mais do que especial de Sophia Loren;

Publicado por Jessica Bandeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário