Image Map

domingo, 18 de agosto de 2013

Agoraphobia (2009)


"Eu tive tudo no meu reino, tudo que uma pessoa precisa para ser feliz: boa comida, sexo, 24 horas de entretenimento, 250 canais de todo o mundo, era intocável. Então como tudo deu errado? Até hoje, quando tento entender minha história estranha, não chego a uma conclusão. Mas eu sei de uma coisa, de alguma forma o mundo perfeito que eu criei, começou a desmoronar."

Essa raridade (me refiro assim, pois custou muito até que estivesse disponível para download) do cinema israelense tem a direção dos irmãos Yoav e Doron Paz. O filme retrata a agorafobia (s.f. aversão à espaços abertos) e foi protagonizado pelo ator Ofer Shechter, que optou permanecer três semanas confinado ao estúdio antes do filme ser rodado, para auxiliar na adaptação do personagem.

Conta a história de um jovem que após ter sofrido um colapso nervoso em um local público, decide não sair mais de seu apartamento. Se apoia em um mundo de facilidades: pedir comida por telefone, sexo via internet, entretenimento pela televisão.
O mais interessante é entender as consequências do isolamento, as proporções tomadas por detalhes insignificantes. O personagem obcecado por limpeza tem uma aparência abatida, quase doentia. O filme não se propõe a explicar o que aconteceu, de fato, na sua vida "anterior", mas explora de uma maneira crua sua rotina, na companhia de suas plantas e seu gato Albert.

O rumo muda depois que ele recebe a notícia de que precisa deixar o apartamento, que está para ser vendido. "Our Hero" (como o personagem é chamado no cadastro do filme no IMDb) vai lutar com todas as forças para não abandonar o Reino que criou para si.

Estou driblando spoilers, mas é surpreendente como o filme te transporta além do superficial. Our Hero se depara novamente com uma situação real e precisa enxergar as possibilidades além do abismo.


Publicado por: Guilherme Toffoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário