Em 1955, Frank Sinatra cantava, em um dos discos mais tristes e depressivos da história, os seguintes versos:
In the wee small hours of the morning
That’s the time you miss her most of all
O álbum, que levou o nome da canção acima (In the wee small hours), foi um dos primeiros álbuns conceituais da história, pois todas as músicas giravam em torno do tema de um cara que perdeu sua garota, e agora ele não faz nada além de choramingar pelos cantos. Na verdade, na época, esse era o clima que dominava a mente de Sinatra, já que ele mesmo tinha vivenciado essa situação recentemente. E não foi nada fácil, já que a senhora em questão era, nada mais, nada menos do que Ava Gardner, a sedutora e destruidora de lares corações Ava, o grande amor da vida dele.
Mas, se ela foi ~a alma gêmea~ de Ol' Blue Eyes (e ele, a dela), por que os dois não ficaram juntos?
Amores duradouros são difíceis em Hollywood. Ainda mais para quem sofre da síndrome de Burton and Taylor: quando se ama tanto, mas tanto, que se acaba odiando o outro. Foi o caso de Frank e Ava, a história de amor, ódio, música, filmes, toureiros e traição que quase levou a carreira de Sinatra para o brejo - e Ava para o topo.
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Ava, na época do primeiro encontro com Sinatra - início da década de 1940. |
Frank e Ava se conheceram de maneira superficial em 1940: ele estava no estúdio da MGM, como sempre sendo Frank, isto é, caçando, quando Ava apareceu acompanhada por um amigo em comum dos dois; naquele dia, Sinatra ficou impressionado, e jurou que casaria com ela algum dia. Frank só esqueceu de um pequeno detalhe: ele já era casado. A atração mútua não foi suficiente, pelo menos não naquele momento. Ava, que mais tarde foi uma das maiores periguetes de Hollywood, naquele momento era – ou se fazia de – garota recatada, em vias de casar com
Enquanto isso, Sinatra estava casado com Nancy, mãe de seus três filhos (não contei o Ronan Farrow ALOK gluglu iéié). Obviamente, como praticamente todo macho-alfa de Hollywood na época, ele pegava todas. TODAS mesmo. É difícil achar quem não tenha passado pelas mãos de Blue Eyes em seus áureos tempos. Mas Nancy, a esposa, não se preocupava; aceitava resignada. Ela sabia que, mesmo que Frankie passasse os fins de semana com Lana Turner, por exemplo, os dias úteis eram dela. Ele sempre voltaria para casa. Pobre Nancy. Ela ainda não conhecia Ava Furacão.
Demorou quase uma década para que eles passassem do flerte às vias de fato. Nesse tempo de enrolação, houve uma noite em que Sinatra, que estava sempre pegando Lana Turner vez ou outra, estava com ela em uma boate da moda, e o casal topou com Ava e Howard Hughes (companhia constante da atriz na época). Ava sugeriu trocarem os pares e passou a noite dançando com Frank, enquanto Lana, com Hughes, ficou fazendo bico o tempo todo. Depois de dois anos, por uma brinks do destino (ou malandragem da Ava mesmo) ela comprou um apartamento perto do local em que Frankie mantinha uma espécie de QG da pegação clandestina. Logo, uma coisa levou a outra... e quando aconteceu, foi fulminante. E eles foram perdendo o rumo aos poucos.
Sinatra, que antes tinha a decência de manter os casos secretos e de maneira discreta, agora não se importava em carregar Ava para todo o lado. Hedda Hopper enlouqueceu de felicidade pela fofoca quente.

O amor dela durou até aparecerem os toureiros, ah, os toureiros, e logo Ava se encheu de Sinatra. Ela ficou grávida duas vezes dele - e nas duas, fez um aborto. A prática era muito comum em Hollywood, onde, muitas vezes, os estúdios proibiam as atrizes de engravidar. Na segunda, ela abortou por não ter certeza de quem era o pai - para se ter uma noção do relacionamento dos dois. O ápice foi quando Sinatra, morto de ciúmes por Ava ter saído para jantar com o ex, Artie Shaw, que tinha convidado os dois, ligou para Ava no restaurante, disse "adeus", e ela ouviu dois tiros do outro lado da linha. É claro que ela saiu desesperada até o hotel onde estavam hospedados. Tudo para encontrar Frank deitado, assobiando e com dois buracos feitos pelos tiros... no colchão.

Mas, a vida tem dessas coisas: quando uma área despenca, outra precisa se reerguer. Enquanto a vida amorosa de Sinatra desmoronava, a profissional dava indícios de renascer. Era um bom sinal: ele conseguira o papel, o tão desejado papel, de Maggio em A um passo da eternidade. Com ele, Frank ganharia o Oscar de melhor ator - merecidamente, devo dizer. É possível dizer que a verdadeira dor de Sinatra não só o deu a veracidade necessária para interpretar Maggio, como também o ensinou a cantar novamente. Nascia assim, um dos álbuns mais melancólicos da história: In the wee small hours.
Nele, Frank expressou toda a sua dor de cotovelo, todo amor e toda saudade que sentia por Ava. O sucesso voltou com tudo. Blue eyes estava de volta, cantando como nunca e pegando todas aqui, ali e em todo lugar. Mas, ao que parece, o sentimento por Ava nunca desapareceu completamente. Eles permaneceram bons amigos para sempre, e, dizem, que antes do seu quarto casamento, Sinatra pediu a Ava que tentasse mais uma vez com ele. Ela recusou, mas Sinatra, de qualquer forma, cuidou dela pelo resto da vida, sobretudo quando ela teve câncer. Frank não mediu esforços para ajudá-la, quando Ava já decadente e esquecida pela mídia, estava doente. Quando ela faleceu, Frank ficou fora de si.
Ele nunca escondeu que ela foi o amor de sua vida. Ela tinha medo de querer e depender tanto de alguém. Mas o amou como a nenhum outro em sua vida. Ela lhe ensinou a cantar baladas de amor. Ele levou-a para o topo. Juntos, por algum tempo, eles foram felizes e se amaram. E, hoje, eles são um dos meus casais favoritos. Um daqueles casais fascinantes. O amor é tão grande, as personalidades tão fortes, que eles simplesmente não podem ficar juntos - nem separados por muito tempo. Um divisor de águas na vida de Frank e Ava, sem dúvida nenhuma.
Para terminar, deixo aqui uma das músicas que Frank cantou assumidamente pensando em Ava, em outro álbum que foi marcado pela ressaca sentimental de Frank & Ava, Where are you? - I think of you:
"All I can do is think of you..."
Publicado por Camila Pereira.
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