Image Map

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Aconteceu naquela noite (1934)


Quando eu volto no tempo e lembro da época em que comecei a me apaixonar pelo cinema clássico hollywoodiano, a primeira coisa que me vem à mente é a absurda quantidade de vezes que assisti Aconteceu naquela noite quando eu tinha 12/13 anos de idade. Eu não sabia baixar filmes, e minha única fonte de filmes clássicos era uma (hoje finada) locadora especializada em filmes antigos. É óbvio que eu copiava os filmes para poder vê-los quantas vezes quisesse, se gostasse. Apaixonada por Clark Gable, devido às repetidas sessões de ...E o vento levou, fiquei muito feliz ao encontrar o lindo na capa de Aconteceu naquela noite. Levei para casa e assisti imediatamente. E simplesmente foi amor à primeira vista. Durante os meses seguintes, não passava uma semana sem que eu revisse essa deliciosa comédia romântica.

Muito mais tarde eu descobriria que o diretor dessa maravilha se chamava Frank Capra, e que aquela era só a entrada VIP para sua filmografia fascinante.

No dia em que comemoramos o nascimento de Capra, relembramos Aconteceu naquela noite, um dos maiores sucessos da carreira do diretor, e a mãe de todas as comédias românticas.

Ellie (Claudette Colbert) é uma garota mimada e rica, que faz de tudo para desafiar o pai.  Até bater o pé para casar com um playboy inútil. Quando o pai não concorda com o casamento, Ellie tenta de tudo, até greve de fome. É claro que o pai trata tudo como um capricho da moça, e ignora seus apelos. Sem saída, Ellie resolve fugir de Miami para se casar com Westley em Nova York. Mal sabe ela que a partir daí, sua vida mudará completamente.

Na outra ponta da história, temos Peter, um jornalista que acabou de perder o emprego, e está atrás de uma história, que possa convencer seu chefe a devolver seu lugar no jornal. Seu caminho acaba cruzando com o de Ellie no ônibus para Nova York. A antipatia entre os dois é mútua, e provoca situações divertidíssimas durante a viagem. Ellie é tão descuidada quanto uma criança, e em uma parada do ônibus, tem sua bagagem roubada. Logo, Peter se vê cuidando da desmiolada garota. Por acaso, o jornalista descobre que Ellie é a herdeira fugitiva de Miami, e decide que é essa é a manchete que trará seu emprego de volta. No entanto, Peter resolve se divertir com a situação um pouco, e acaba ensinando uma ou duas lições para a moça.


Quando o ônibus quebra, o casal é obrigado a passar a noite num motel de estrada, e assim eles começam a conhecer um ao outro mais profundamente. Sem perceber, Ellie e Peter começam a apreciar essa companhia mútua, que é de grande valia quando eles precisam deixar o ônibus e seguir a viagem à pé. Claro que isso gera uma outra série de situações loucas, como na cena antológica em que Peter ensina Ellie a pedir carona. O companheirismo e atração entre eles cresce. Será que o fim da viagem trará todas as respostas? As muralhas de Jericó continuarão de pé?


Aconteceu naquela noite é uma comédia romântica charmosa, que tem em sua fórmula de sucesso um bom diretor, um bom elenco e um ótimo roteiro. A trama é simples e as situações tão corriqueiras, que o filme envelheceu bem. É do tipo para mostrar para pessoas que não curtem filmes antigos. O roteiro cheio de tiradas ácidas e brilhantes, as mil caretas de Gable, a química do casal... Há uma série de fatores que tornam o filme incrível. Não é à toa que o filme foi o primeiro da história do Oscar a levar para casa os cinco principais prêmios: melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro, melhor ator e melhor atriz. Merecidíssimo!


Frank Capra trata de forma inteligente a eterna dicotomia do pobre x rico, e foge de estereótipos quando necessário - nem sempre o pobre será o bonzinho, e vice-e-versa. Apesar disso, temos em alguns momentos aquele recorte da "América do bem", que Capra não conseguia evitar em seus filmes. Outra coisa interessante, é a crescente tensão sexual entre o casal protagonista nas quatro noites em que passam juntos, o que faz com que o espectador torça e espere por algo ansiosamente. Claudette e Clark são fantásticos juntos! O final então, foge completamente do clichê.

Capra e seu casal protagonista durante as gravações.

É fácil ver a influência de Aconteceu naquela noite nas comédias românticas de modo geral; situações que surgiram aqui, são retratadas a exaustão até os dias de hoje. Mas, ouso dizer, nenhuma delas conseguiu superar a mãe de todas.



Publicado por Camila Pereira

2 comentários:

  1. camila, voce tem o dom de deixar a gente com vontade. seus relatos [antes de serem criticas] são apetitosos e nos despertam essa fome gostosa de se refestelar com um bom filme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. brandbeto, seu comentário me deixou imensamente feliz! Fico contente em saber que você gostar de ler esses relatos, pois não consigo fazer "crítica", hahaha, e acabou transformando os posts em coisas do tipo "carta para o Gugu".

      Mais uma vez obrigada por acompanhar! Grande abraço :)

      P.S.: Agora estamos no site: http://cineespresso.com/

      Excluir