Image Map

sexta-feira, 2 de maio de 2014

O Vento Também Tem Segredos (1961)


Achei o filme bem por acaso, gostei do título e fui ler a sinopse... essas escolhas aleatórias podem ser uma surpresa! O enredo é baseado no livro de Mary Hayley Bell, sobre três crianças que descobrem um desconhecido no celeiro e acreditam que o homem é a reencarnação de Jesus Cristo. Numa cidade tão religiosa e afastada, numa época em que a ingenuidade predominava, bem que poderia ser verdade.

Kathy, Charlie e Nan vivem na fazenda com o pai viúvo e a tia Dolly, no começo do filme resgatam os filhotes da gatinha Dusty e os levam para o celeiro. Charlie ouviu de uma missionária que se ele acreditasse Jesus tomaria conta dos filhotes, mas a irmã mais velha Kathy rejeita a hipótese afirmando que Cristo "está morto". Os mais novos foram instruídos ao temor à Deus e acreditam que algo grave irá acontecer após escutarem a blasfêmia da irmã mais velha.

Conforme o filme se desenvolve, fica claro que Kathy ainda junta as peças no que diz respeito à suas crenças religiosas. Uma noite vai ao celeiro alimentar os filhotes e encontra um desconhecido desacordado e graças a um mal entendido acredita que o sujeito é na verdade Jesus Cristo e que aquilo está acontecendo por um motivo maior. Paralelamente, as outras crianças descobrem sobre a presença do homem e passam a alimentá-lo, trazendo pão, vinho e outros suplementos.

A princípio o homem que parece desconfiado, percebendo que é idolatrado pelas crianças em sua ingênuidade e passa a manipulá-las. Charlie, Nan e Kathy acreditam que os adultos não devem saber sobre o hóspede, por que eles poderiam "crucificá-lo" novamente.

Só percebemos a gravidade da situação, quando testemunhamos comentários da polícia sobre o desaparecimento de um assassino perigoso chamado Arthur Alan Blakey que vinha fazendo pequenos roubos nas redondezas e aterrorizava os habitantes da cidadezinha no norte da Inglaterra.

No decorrer da trama a fé das crianças é testada a medida que são questionados sobre Jesus e percebem o comportamento do Messias. Arthur tem um ferimento na perna e sabe que não pode permanecer ali por muito tempo, enquanto tenta mirabolar um plano é distraído pela gentileza dos pequeninos. Estaria perdido se não contasse com a proteção de Kathy!

Não acho que seja um grande suspense ou alcance o clímax como um filme de terror, como imaginava. Não conhecia o trabalho do diretor e de boa parte do elenco, mas já quero dar uma olhada nos filmes do Alan Bates, que foi uma ótima surpresa nesse aqui. Pra mim, "O Vento Também Tem Segredos" é mais como uma fábula sobre a infância. E tem período mais legal que esse?


Torrent: http://kickass.to/whistle-down-the-wind-1961-t3300995.html
Legendas em PT-BR: http://www.opensubtitles.org/pb/subtitles/3523860/whistle-down-the-wind-pb

Publicado por Guilherme Toffoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário