Image Map

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Férias de Natal (1944)


Um filme de Natal que não se parece com outros filmes natalinos. Na verdade, Férias de Natal (1944)  é um noir inusitado dirigido pelo experiente Robert Siodmak, que durante toda a década de 40, lançou filmes incríveis e envoltos de mistério. Em plena tempestade, na noite de Natal, tentaremos desvendar os fatos que antecedem o crime. Estrelando Deanna Durbin e Gene Kelly, em uma performance arrebatadora longe dos musicais!

O Tenente Charles Mason (Dean Harrens)  pretendia aproveitar o recesso de fim de ano, para ir à São Francisco casar-se com Mona, quando recebe a notícia que ela havia se casado com Frank Fabian. Devastado, ele decide embarcar mesmo assim para a cidade, quando seu vôo é interrompido e o avião faz um pouso de emergência em New Orleans. Por causa da tempestade, percebe que está encurralado naquela cidade e recebe uma proposta para ir até Maisom Lafitte, um cabaré gerenciado por Valerie de Merode, a "Madame" mais influente de Chicago. É nesse lugar onde o tenente conhece a jovem cantora, Jackie.


A garota implora para que o tenente a leve até a Missa da meia-noite na Catedral de St. Louis. Quando estão assistindo a apresentação de uma das músicas do coral, Jackie cai aos prantos e o tenente Mason se quer imagina o que pode ter acontecido no passado da moça, que pudesse fazê-la soluçar daquela maneira. Certamente, esse Natal não seria dos melhores para nenhum dos dois.

Mason e Jackie partem para um café, onde ela conta seu verdadeiro nome, Abigail (Deanna Durbin) e que foi acabar se apresentando no "clube" depois que seu marido Robert Manette (Gene Kelly) foi preso por assassinato. Esse é o ponto, onde ela começa a narrar a história e um flashback nos traz de volta ao dia em que Abigail começa a suspeitar que havia algo de errado com seu marido.

Gene Kelly representa perfeitamente o sujeito carismático, que esconde um lado obscuro de sua personalidade. Ele chega a perguntar para a esposa, qual versão ela prefere: a que ele finge ser ou o que ele realmente é? Abigail se apaixonou por Robert desde a primeira vez que o viu, mas desde o princípio notou algo estranho na relação do rapaz com a mãe. "Ele não era apenas seu filho, era seu 'tudo'", ela pensou. Robert se sente envergonhado pela decadência financeira da família, que costumava ter uma boa reputação graças à investimentos lucrativos na cidade.

Quando Abigail é apresentada pela primeira vez à Mrs. Manette, percebe que a mulher espera que a moça possa salvar o filho de sua natureza, dos seus antigos hábitos. Apaixonados eles se casam, e viviam perfeitamente unidos na casa com a mãe de Robert. O rapaz alegre, entusiasmado e extremamente dócil, admite que era viciado em jogos de apostas mas garante que aqueles dias ficaram para trás.

As coisas começam a mudar quando uma noite, Robert chega muito tarde em casa trazendo uma grande quantia em dinheiro. No dia seguinte, ela escuta quando Mrs. Manette comenta "Não há nada nos jornais" e nesse momento Abigail passa a desconfiar de que eles escondem alguma coisa. Tudo fica ainda mais estranho quando a moça flagra a sogra queimando a roupa que Robert usara na noite anterior.

O Natal é o feriado no qual sempre olhamos mais pra nós mesmos. Me interessei por "Christmas Holiday" quando percebi que esses personagens estão redescobrindo o rumo de suas vidas. E todo mundo já passou por momentos assim. No filme, é justamente o que acontece com Abigail. Soube enquanto escrevia o post que Deanna Durbin faleceu esse ano, aos 91 anos de idade. Não conhecia seu trabalho antes desse filme, mas graças a indicação do amigo Lucas Leigh pude conhecê-la e prestar essa singela homenagem. Tamanha foi a surpresa com seu desempenho! Gene Kelly nos convence demais no que se refere as mudanças de seu personagem! Férias de Natal é um noir dos bons, cheio de surpresas e reviravoltas.

Felizmente, o filme está disponível no Youtube, ou você pode baixar o arquivo de 533MB no formato .mp4 clicando com o botão direito e escolhendo a opção "Salvar link como...".
Legendas em português: http://www.opensubtitles.org/pt/subtitles/4593914/christmas-holiday-pt

Fico muito feliz com os 5000 views do blog e agradeço aos amigos e cinéfilos que passaram por aqui. Boas festas e que todos tenhamos um feliz Natal junto daqueles que amamos!

Publicado por Guilherme Toffoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário