Image Map

domingo, 26 de janeiro de 2014

Gravidade (2013)

"Houston, I have a bad feeling about this mission."
 Eu demorei para assistir Gravidade propositalmente. Eu tinha um certo receio, uma espécie de angústia antecipada que o trailer me deu. Mas eu não tinha a mínima ideia do que estava por vir. Em primeiro lugar, posso definir o filme como um dos mais diferentes que já assisti, e os efeitos - ah, os efeitos - são de tirar o fôlego. E, eu sinto dizer, Sandra Bullock me deixou ligeiramente abalada no que diz respeito a minha torcida no Oscar para Cate Blanchett. Me sinto como uma mãe tendo que torcer por suas duas filhas disputando a mesma coisa.

Os comentários gerais são de que existe uma reação exagerada em torno do filme, e que as indicações ao Oscar - dez, no total - são igualmente exageradas. Será?

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

La casa del pelicano (1976)


Se existe uma mulher respeitada no México, o nome dela é Jacqueline Andere. Jacqueline, who? Jacky (apelido carinhoso) é uma das atrizes mais adoradas e respeitadas do México. Você, você que gosta de uma boa novela mexicana, talvez se lembre de seus papeis nas novelas exibidas pelo SBT: A outra e A madrasta. Nós realmente estamos falando de uma atriz de novela mexicana em um blog sobre CINEMA? Sim, porque Jacky não é só dramalhão mexicano, o que por si só já bastaria para colocar Regina Duarte no chinelo. Ela pode provar sua versatilidade no cinema, e destaco dois filmes, La casa del pelicano é um deles; o outro é um clássico de Buñuel, O anjo exterminador. Ambos filmaços, mas hoje vou me ater ao primeiro.

GUILTY PLEASURE: Dez fracassos de bilheteria que amamos!


Preparamos uma lista com nossos fracassos/FLOPS/veneno de bilheteria/bombas/fiascos comerciais favoritos! Por diversos motivos esses filmes foram rejeitados, mas passaram em um dos testes mais importantes: sobreviveram ao tempo. Cleópatra e O Mágico de Oz não foram citados, mas são um ótimo exemplo. Não podemos deixar de fora as produções de baixo orçamento, alguns são irrelevantes até hoje e outros causaram um grande impacto na cultura popular com o passar dos anos.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O grande Gatsby (2013)


Não é a toa que O grande Gatsby, sendo dirigido por Baz Luhrmann, esteja concorrendo ao Oscar de melhor figurino. Porém, creio que foi praticamente um pecado que o longa fosse ignorado por outras categorias, pois Gatsby é muito mais do que as luxuosas roupas dos americanos ricos da década de 1920. Com uma trilha sonora envolvente - embora às vezes viaje na maionese - o filme foi para mim uma das mais prazerosas idas ao cinema de 2013. O que faltou em brilho e em empolgação na adaptação que trazia Robert Redford e Mia Farrow nos papéis principais aparece aqui com todo o exagero desde o colorido e o espetacular 3D, até os já citados figurinos que renderam à indicação ao Oscar - afinal, estamos falando de Baz Luhrmann.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Clube de compras Dallas (2013)


No sábado à noite, quando Jared Leto ganhou o prêmio SAG por sua atuação em Dallas Buyers Club, percebi que já passava da hora de escrever um post sobre esse filme para o blog. Isso porque a vitória do ator, que interpretou uma transexual, é digna de destaque. Michael Douglas também tem seus méritos, afinal em seu Behind the candelabra (outro filme digno de review!), ele também interpreta um personagem portador do vírus HIV, mas que descobre o vírus quase no final da vida. Existe uma diferença importante entre os dois filmes. Dallas buyers club é cru, sem rodeios e tem o propósito de retratar como a AIDS e seus efeitos nos anos 80; Behind the candelabra centra-se na figura do pianista Liberace e não tem tanto apelo social como o primeiro. O discurso de Leto no SAG deixa bem claro, para mim, a importância de um filme como Dallas buyers no cinema. Principalmente concorrendo à categoria tão desejada de “melhor filme” no Oscar.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Lista oficial de Indicados ao Oscar 2014


Finalmente, hoje foi revelada a lista oficial dos indicados ao Oscar. A 86ª cerimônia de entrega dos prêmios da Academia acontece em Los Angeles no dia 2 de março e promete ser animada, ainda mais trazendo Ellen DeGeneres como apresentadora! Steve Mcqueen (diretor de Shame, de 2011) ainda não havia sido indicado, mas esse ano é a grande aposta com o longa "12 Anos de Escravidão". "Trapaça", de David O. Russell, e "Gravidade", de Alfonso Cuarón, lideram no número de indicações, são dez para cada. Nova parceria de Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio (que levou o Globo de Ouro, por seu personagem em O Lobo de Wall Street), será que o diretor de "Hugo" terá sorte esse ano? Judi (fucking) Dench é a protagonista de "Philomena", filme em que vive uma mulher que passa a vida à procura do filho que perdeu, quando foi forçada a viver em um convento. Cate Blanchett, estrela de "Blue Jasmine" dirigido por Woody Allen também está indicada na categoria de "melhor atriz""Álbum de Família", novo filme de John Wells que traz Meryl Streep e Julia Roberts no elenco, ambas respectivamente indicadas à "melhor atriz" e "melhor atriz coadjuvante", e Oscar com a Meryl concorrendo sempre nos deixa mais ansiosos, certo? Vamos aos indicados!

Álbum de família (2013)


Daqui algumas horas, talvez quando você já estiver lendo este post, a lista de indicados do Oscar 2014 já vai ter sido divulgada. Por enquanto, podemos apenas fazer previsões. Meu chute para o Oscar deste ano se chama Álbum de Família.

Não sei se vocês têm a mesma impressão que eu, mas parece que esperei esse filme sair por décadas. Estive acompanhando a publicidade em torno dele desde que anunciaram que Meryl Streep e Julia Roberts iriam atuar juntas. Quando finalmente pude assisti-lo, percebi que o filme carrega em si muito mais que o nome dessas duas atrizes; Álbum de família é uma ode ao tema mais velho que sua avó: famílias problemáticas.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

12 Anos de Escravidão (2013)


Baseado na autobiografia de Soloman Northup, que cresceu em Nova York como um homem livre e durante uma viagem à Washington é sequestrado e vendido como escravo. O mais recente filme de Steve McQueen conta com Chiwetel Ejiofor e Lupita Nyong'o, além de um maravilhoso elenco de apoio que inclui Michael Fassbender, Brad Pitt, Sarah Paulson, Benedict Cumberbatch, entre outros. Confira o que achamos de 12 Anos de Escravidão, vencedor do Globo de Ouro e grande aposta para a noite de entrega dos prêmios da Academia.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

All Is Lost (2013)


Confesso que tive dificuldades em escolher as tags para identificar o filme, All Is Lost é uma poderosa combinação de drama, suspense, natureza e terror. Tudo começou no Sundance Film Festival em 2011, na estréia de Margin Call - O Dia Depois do Fim, quando Robert Redford conheceu o diretor estreante J.C. Chandor. O novo filme quase não tem diálogos e traz como único personagem um ator veterano, que aos 77 anos de idade, tem boas chances de conquistar seu primeiro Oscar.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Walt nos bastidores de Mary Poppins (2013)



Em uma época em que não existia 3D, Mary Poppins foi talvez A sensação de 1964. Não era a primeira vez em que os estúdios Walt Disney reuniam animação e pessoas de verdade – os filmes de Zé Carioca e as irmãs Miranda foram os pioneiros -, mas esse tinha um toque a mais. Pegue a doçura de Julie Andrews, as palhaçadas de Dick Van Dyke e misture com uma pitada de um romance que nunca existiu. Agora adicione músicas e danças a uma colher de uma história muito bem contada. Depois que você assiste Mary Poppins é supercalifragilisticexpialidocious!

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Morte em Veneza (1971)



O clássico de Luchiano Visconti baseado na obra-prima do escritor alemão Thomas Mann, conta a história de Gustav von Aschenbach, um compositor que diante de uma crise existencial, decide tirar férias em Veneza. Parece com mais uma viagem enfadonha, até que ele se apaixona irremediavelmente por Tádzio, um adolescente cuja beleza o atrai e oprime ao mesmo tempo. O fascínio pelo belo, a busca do sublime e do perfeito se contrapõe com uma epidemia que ataca a cidade, à pobreza que o cerca e a tudo que se afasta dos ideais estéticos. Tudo faz com que o compositor se sinta mais incompatível com o mundo, acentuando sua crise.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

O que terá acontecido a Doris Day?




Por Chris White para o jornal Daily Mail
Traduzido por Jessica Bandeira

O sorriso de orelha a orelha é o mesmo, assim como os grandes olhos azuis que um dia encantaram a América.

Essas fotografias íntimas dão uma visão fascinante  de Doris Day, estrela de cinema reclusa, e de sua vida após Hollywood, revelada pelo homem que cuidou dela por quase 40 anos. Pela primeira vez, Sydney Wood nos deu acesso a seu precioso álbum de fotografias, do tempo em que trabalhou para Doris – e revelou seus receios pela mulher um dia conhecida como a queridinha da América. Sydney, 71 anos, foi o assistente pessoal da estrela, guarda costa e confidente mais próximo e, quebrando seu silêncio, disse ao MailOnline: “Doris não é o que costumava ser e atualmente vive confinada em sua casa na maior parte dos seus dias”.